Carregando...

Dúvidas Frequentes

O que é compensação?

Quando não há mais como reduzir, é possível compensar nossas emissões. No Brasil, compensação é uma ação voluntária de responsabilidade socioambiental que permite diminuir ou zerar nossa pegada através da compra de créditos de carbono ou, no caso de empresas, do financiamento de projetos que promovam reduções de carbono. Um bom exemplo é a implantação de projetos de energia renovável ao invés de projetos de energia fóssil, os quais são mais emissores. As emissões evitadas ao se implantar a tecnologia mais limpa são os chamados créditos de carbono.

O que é CO2? O que são gases de efeito estufa?

CO2 é a nomenclatura que representa o gás dióxido de carbono que é um dos gases de efeito estufa.

Gases de efeito estufa (GEE) são substâncias gasosas (gases) que dificultam a saída do calor da Terra para o espaço, mantendo o planeta aquecido. Apesar do efeito estufa ser um fenômeno natural e importante para existência de vida no planeta, o aumento da concentração dos gases estufa na atmosfera tem causado um aumento exacerbado da temperatura (responsável pelo derretimento das geleiras, aumento da ocorrência de desastres naturais, etc ), fenômeno denominado mudança climática.

Os principais gases de efeito estufa são CO2; CH4; N2O, SF6, HFCs, CFCs e PFCs.

Os gases de efeito estufa são comumente representados pelo CO2e, expressão que demonstra o valor equivalente de um gás estufa ao dióxido de carbono (CO2). Pois, o tempo de permanência no planeta, intensidade e tipo de impacto de um gás são diferentes de outro. Foi pensada então numa maneira de transformar todos os gases em uma unidade só que é o CO2e.

Considerando as propriedades de todos os gases de efeito estufa, foi possível inferir valores para estes outros gases a partir do CO2.

Por exemplo:

• 1 tonelada de CO2 = 1 tonelada de CO2e

• 1 tonelada de CH4 (outro GEE) = 21 toneladas de CO2e

Por isso que quando se fala de Mudanças Climáticas, é utilizado o nome “carbono” representando os Gases de Efeito Estufa.

O que é crédito de carbono?

É o documento que atesta e reconhece as reduções de emissões. Um (1) crédito de carbono equivale a uma tonelada de gases de efeito estufa que deixaram de ser lançados na atmosfera.

Eu sou obrigado a compensar as minhas emissões?

Não, a ação de compensação é voluntária, mas toda contribuição é importante para a diminuição dos impactos das mudanças climáticas. Somos responsáveis pelas emissões de nossas atividades e devemos buscar reduzi-las e compensá-las, lembrando que as ações de redução vêm sempre em primeiro lugar.

Por que a compensação é importante?

Além de ajudar na mitigação da emissão de gases de efeito estufa, a possibilidade de compensar suas emissões é uma iniciativa de conscientização para que cada pessoa possa conhecer e se responsabilizar por seu impacto individual no meio ambiente e em relação às mudanças climáticas, entendendo como é possível reduzir e gerir as emissões de carbono.

Quais as vantagens de compensar minhas emissões?

Como empresa ou evento, a compensação de emissões demonstra responsabilidade ambiental e interesse no desenvolvimento sustentável, atraindo clientes que se preocupam com o tema e buscam serviços carbono neutro.

Como pessoa física, a compensação possibilita reduzir a pegada de carbono e a fazer uma melhor gestão das emissões do dia a dia, encorajando um consumo sustentável de bens e serviços.

Como posso reduzir minhas emissões?

A maior parte das atividades do nosso dia a dia emite gases de efeito estufa para atmosfera. Essas emissões podem ser reduzidas mudando alguns hábitos, como por exemplo, utilizar com mais frequência transporte coletivo; diminuir a geração de lixo; reciclar o que não conseguir reduzir; apagar as luzes quando sair de um ambiente, entre outros. Acesse a aba sustentabilidade e veja outras dicas de redução.

Há situações que não geram emissões compensáveis?

As emissões de uma pessoa dependem do período e da intensidade de suas atividades, como o uso de combustíveis, o consumo de energia ou a geração de lixo. Se você optou por compensar um período muito pequeno de suas atividades, viajou pouco, consumiu pouca energia e combustível ou gerou pouco lixo, seu cálculo poderá resultar em emissões próximas de zero. Isso também pode acontecer quando você já opta por alternativas conscientes e menos emissoras, como o uso de etanol ou gás natural em seu veículo ou ainda o uso de transporte público ao invés do individual. Nesse caso, você tem duas alternativas: não compensar as emissões do período ou compensar um período maior.De qualquer forma, fique atento! Se sua rotina muda de tempos em tempos, é possível que no seu próximo cálculo você já tenha emissões para compensar!

O que é pegada de carbono?

É uma forma de medirmos a quantidade gases de efeito estufa que uma pessoa, uma empresa ou um produto emite.

Quanto custa compensar minhas emissões por meio da ferramenta?

Cada tonelada de carbono custa R$ 15,50 e o total a compensar depende das atividades de cada usuário, por exemplo, compensar 10.000 km de um veículo a gasolina de motor 1.6 L, custará R$ 24,96. O preço da tonelada de carbono poderá sofrer variações conforme a oscilação de preço do Mercado.

Recebi um cupom de desconto. Como faço para utilizá-lo?

Caso tenha recebido um cupom de desconto, faça o cálculo de suas emissões normalmente. Ao final, na tela de preenchimento do cadastro, insira o número do cupom no campo que aparece na aba “sua pegada” e clique em “ok”. O desconto será aplicado automaticamente sobre o valor total de sua compensação.

Até quando a ferramenta estará disponível?

A ferramenta estará disponível por tempo indeterminado.

Minha empresa organizará um evento. Posso compensar as emissões?

Sim! Com dados simples como origem e meio de transporte dos participantes, além de informações sobre duração e fornecimento de energia do evento, você consegue calcular e compensar as emissões. Caso você já saiba o total de emissões, ainda é possível comprar os créditos de carbono dos nossos projetos.

Existe um período para realizar minhas compensações?

A calculadora recomenda fazer o cálculo das emissões das atividades já realizadas durante o período de um ano, porém você pode fazer o cálculo referente ao período que desejar. A calculadora possibilita a compensação de qualquer período ou de uma atividade específica, como por exemplo, apenas uma viagem.

Como é feito o cálculo?

O cálculo é feito a partir de informações fornecidas por cada usuário e que, ao final, resultam em um total de emissões a compensar.

Porque não estão disponíveis todos os modelos de veículo na ferramenta?

O Inmetro iniciou, por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE), o cálculo dos fatores de emissão dos veículos fabricados no Brasil, mas até o momento apenas alguns modelos e anos de fabricação foram analisados. Para os modelos que não constam da lista, a ferramenta possibilita estimar as emissões de acordo com ano de fabricação e motorização. Atualizaremos a lista de veículos disponíveis na ferramenta à media que o Inmetro divulgar as novas listas anuais de veículos analisados.

O que é um projeto?

Chamamos de projeto, uma empresa que desenvolve alguma mudança em sua atividade que leve a redução de emissão de carbono. Essa redução gera créditos de carbono que podem ser comprados através da ferramenta por qualquer pessoa que queira calcular e compensar suas emissões.

Posso alterar um cálculo depois de clicar “Compense sua pegada agora”?

Sim, na tela seguinte haverá um botão “Alterar os cálculos”. Os valores só não poderão ser refeitos se a compensação for finalizada.

Como posso garantir que minha compensação foi realizada?

Após a aprovação do pagamento da compra dos créditos de carbono pela Pag Seguro, você receberá em até 02 horas um e-mail com o certificado de compensação de suas emissões. Este certificado conterá dados do projeto escolhido e o volume de emissões compensadas, além do nome do comprador.

Posso vender os créditos que eu adquiri?

Não. Após adquirir os créditos de carbono, eles serão “aposentados” em nome de cada um dos compradores, não podendo ser vendidos ou trocados.

Tive um problema de pagamento, o que devo fazer?

Entre em contato com a Pag Seguro através do endereço: https://pagseguro.uol.com.br/atendimento ou pelo telefone: (11) 5627-3440, de segunda a sábado, das 8h30 às 20h30.

Meu pagamento foi aprovado, mas não recebi o certificado. O que devo fazer?

Entre em contato com o suporte da Sustainable Carbon através do e-mail: suporte@webco2.com.br ou pelo telefone: (11) 2649-0036, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Como posso acompanhar o andamento do projeto?

Você pode saber mais sobre este e outros projetos através do site www.sustainablecarbon.com ou enviando um e-mail para web@sustainablecarbon.com.